Commons:Áudio
A Wikimedia aceita e encoraja o carregamento de ficheiros de áudio na wiki Commons. Tal como as imagens, os ficheiros de áudio têm de ter uma licença livre. O formato de ficheiro preferido, que contém áudio, é o Ogg, mas também são suportados outros tipos de ficheiros. Ao carregar ficheiros de áudio use o tipo oga e, para vídeo, ogv, de forma a diferenciá-los do tipo ogg genérico.
O FLAC, tanto incorporado no ficheiro Ogg como no seu formato nativo, é suportado para aplicações onde seja necessária uma compressão sem perdas como, por exemplo, nos projetos em que um ficheiro tenha de ser editado várias vezes.
Com todas as ferramentas de processamento de vídeo pode-se facilmente extrair um fragmento de áudio de um vídeo.
Converter áudio
Para converter o seu ficheiro de áudio para um dos formatos permitidos, pode utilizar a maioria dos conversores de vídeo, pois estes também trabalham com áudio sem vídeo ou extraem o áudio do vídeo. A ferramenta da linha de comando ffmpeg está disponível para vários sistemas operativos e é utilizada internamente por muitas ferramentas com uma interface gráfica. Em Linux, veja OggConvert. Em Windows e Linux, pode usar VLC para converter, por exemplo, m4a para oga.
Com os browsers modernos, os scripts Opusenc.js e Flac.js convertem os formatos de áudio aiff, wave e raw para Opus ou FLAC.
video2commons can be used to extract the audio from a video hosted on a variety of sites, including Commons itself (the video file URL itself has to be input, not the file page URL).
To convert a file to .opus, the recommended filetype for audio files, you can use the following commands:
- Install ffmpeg and run the below command in the console
- Replace the two filepaths and specify the bitrate (here 192k, if you know how to convert lossless please add how)
ffmpeg -i ./input.webm -c:a libopus -b:a 192k ./output.opus
Criar e editar áudio
Ao gravar sons ou amostras de voz com o seu próprio equipamento, considere os seguintes aspetos, por favor. Certifique-se de eliminar todos os ruídos de fundo. Embora seja possível remover os ruídos indesejados mais tarde, é preferível minimizar o trabalho de edição. Além disso, é aconselhada a utilização de um microfone de alta qualidade. Os microfones embutidos no hardware, como os dos portáteis, produzem gravações de baixa qualidade, que incluem clipping e ruído, e, em consequência, uma baixa relação sinal-ruído (SNR).
O Audacity não só consegue gravar áudio, como oferece uma ferramenta de edição multi-plataformas para um número ilimitado de sinais de áudio.
Sobre o direito de autor
Os carregadores de ficheiros devem certificar-se de ter recolhido todos os direitos necessários, incluindo sem limitações os direitos de gravação, por parte do intérprete, do compositor e do letrista, conforme seja aplicável. Estes direitos individuais devem ser especificados separadamente na página de descrição de cada ficheiro de áudio ou vídeo.
As agências de licenciamento representam os direitos de utilização decorrentes do direito de autor, para as obras dos seus membros. Muitas vezes, os autores são obrigados a transferir os direitos de utilização exclusiva de todas as suas obras para a agência, conforme exigido pelos estatutos da agência de licenciamento, e até os próprios autores precisam da autorização da agência para publicarem as suas obras com uma licença livre. A maioria das grandes agências de licenciamento não autorizam licenças que sejam aceitáveis na wiki Wikimedia Commons.
Consulte também
- Pedidos de áudio e vídeo para pedir ficheiros de áudio específicos
- Timed Text acerca de legendagem