Commons:IUCN Red List/pt
A Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas (também conhecida como Lista Vermelha da IUCN ou Red Data List), fundada em 1948, é o inventário do estado de conservação global de espécies animais e vegetais do mundo. É o mais abrangente inventário do estado de conservação global de espécies de animais e de plantas. A União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (UICN) é a principal autoridade mundial sobre o estado de conservação de uma espécie.
Começando em Junho de 2010, a Lista vermelha do UICN autorizou a produção de mapas de distribuição a partir dos seus dados espaciais. Actualmente, aproximadamente 25 000 espécies na Lista Vermelha têm dados espaciais.
Informação a incluir nos ficheiros carregados no Commons
[edit]Imagens produzidas através desta colaboração devem incluir uma ligação para a página da Lista Vermelha na internet [1], a página de onde os dados espaciais estão disponíveis para download [2], uma ligação para a página da espécie no UICN (por exemplo, para Chioglossa lusitanica faça ligação para [3]). O campo de autor deve incluir a lista de assessores e os autores dos dados espaciais (disponível como metadados nos ficheiros shapefile, usando os campos "Year" (Ano), "Citation" (Citação) e "Source" (fonte)). Usando o mesmo exemplo (Atenção, isto é apenas um exemplo, referências individuais podem diferir):
Citação para os assessores: Jan Willem Arntzen, Jaime Bosch, Mathieu Denoël, Miguel Tejedo, Paul Edgar, Miguel Lizana, Iñigo Martínez-Solano, Alfredo Salvador, Mario García-París, Ernesto Recuero Gil, Paulo Sá-Sousa, Rafael Marquez 2008. Chioglossa lusitanica. In: IUCN 2010. IUCN Red List of Threatened Species. Version 2010.1. <www.iucnredlist.org>. Downloaded on 17 June 2010.
Citação para os dados espaciais: 2009, IUCN (International Union for Conservation of Nature), Conservation International & Natureserve.
Como pode ajudar
[edit]- Se tem algum Sistema de informação geográfica instalado no seu computador (veja lista aqui) que consegue ler shapefiles, descarregue os dados espaciais de [4].
- Verifique se a espécie para a qual quer desenhar um mapa não tem já um mapa de distribuição disponível (verifique as categorias, Category:Animal distribution maps, Category:Flora distribution maps, ou Category:IUCN distribution maps).
- Use como fundo um mapa mundo livre, tais como os encontrados em Natural Earth (domínio público). Para países específicos, pode também usar os disponíveis em CloudMade (CC-BY-SA-2.0).
- Exporte o mapa para a espécie em que está interessado em formato PNG ou SVG.
- Carregue-o no Commons, com a informação mencionada acima.
- Verifique se os mapas na categoria Category:IUCN distribution maps têm a informação descrita acima.
- Verifique se os mapas estão categorizados apropriadamente.
- Verifique se dados mais recentes estarão disponíveis na página do IUCN.