File:Pavimentação da R. José Avelino em Fortaleza.jpg

From Wikimedia Commons, the free media repository
Jump to navigation Jump to search

Original file (1,290 × 768 pixels, file size: 998 KB, MIME type: image/jpeg)

Captions

Captions

Add a one-line explanation of what this file represents

Summary

[edit]
Description
Português: A Pavimentação da R. José Avelino foi tombada pela Prefeitura Municipal de Fortaleza-CE por sua importância cultural para a cidade.

COMPHIC – Conselho Municipal de Proteção ao Patrimônio Histórico-Cultural Nome Atribuído: Pavimentação da R. José Avelino Localização: R. José Avelino – Fortaleza-CE Resolução de Tombamento: Decreto n° 13.035/2012 Descrição: Segundo estudos do arquiteto Liberal de Castro para abertura do processo de tombamento do calçamento da antiga rua do Chafariz, hoje denominada Rua José Avelino, em homenagem a José Avelino Gurgel do Amaral (1843-1901), aracatiense, bacharel e doutor em direito, jornalista e deputado, a cidade de Fortaleza, construída sobre imenso areal cercando pântanos, sempre apresentou muitas dificuldades à mobilidade urbana, seja de pessoas, animais e/ou veículos. A pavimentação reivindicada desde o século XVIII, só foi atendida na segunda metade do XIX, e num momento de crise, quando se precisou realizar obras públicas para aproveitar a mão de obra de sertanejos que migraram para a cidade por ocasião da seca de 1877. As pedras da pavimentação, nesse período, vinham da pedreira do Mucuripe. No início do século XX, esta pavimentação foi ampliada e adaptada para receber os trilhos dos bondes da Ligth. A criação de uma linha de “auto-bonde” gerou muitos conflitos entre as empresas Ligth e Pedreira, levando inclusive a acontecer conflitos de rua. A pavimentação das ruas se foi uma exigência do passado, a instalação dos bondes foi um marco na modernização da cidade. Como pode-se constatar “as pedras” da Rua José Avelino, mais do que pedras são vestígios materiais e signo dos movimentos das pessoas que fizeram e fazem a cidade de Fortaleza. Portanto, justifica-se o tombamento porque se trata de um dos poucos trechos da zona antiga de Fortaleza que ainda mantém pavimentação original em pedra tosca. Diante do que foi exposto compreende-se a importância dada a essa rua pela representação que ela possui na memória e na história da cidade de Fortaleza, em particular na história dos transportes coletivos. Também, nos chama atenção o momento de intervenção que vem sofrendo a referida rua, com a presença de um comércio (feira livre), o que proporcionou grande preocupação do poder público municipal, pela ocupação desenfreada do logradouro, ocasionando conflitos e queixas, com prejuízos materiais ao patrimônio público.

Fonte: SeCult.
Cultural property
Pavimentação da R. José Avelino, Fortaleza, Ceará, Brazil
Q108399696 , iPatrimônio ID: fortaleza-pavimentacao-da-r-jose-avelino
Date
Source Own work
Author Noelia Brito

Licensing

[edit]
I, the copyright holder of this work, hereby publish it under the following license:
w:en:Creative Commons
attribution share alike
This file is licensed under the Creative Commons Attribution-Share Alike 4.0 International license.
You are free:
  • to share – to copy, distribute and transmit the work
  • to remix – to adapt the work
Under the following conditions:
  • attribution – You must give appropriate credit, provide a link to the license, and indicate if changes were made. You may do so in any reasonable manner, but not in any way that suggests the licensor endorses you or your use.
  • share alike – If you remix, transform, or build upon the material, you must distribute your contributions under the same or compatible license as the original.


File history

Click on a date/time to view the file as it appeared at that time.

Date/TimeThumbnailDimensionsUserComment
current12:49, 4 September 2023Thumbnail for version as of 12:49, 4 September 20231,290 × 768 (998 KB)Noelia Brito (talk | contribs)Uploaded own work with UploadWizard

File usage on other wikis

Metadata