File:José Gomes Ferreira-Poet- (1899-1985) - Francisco Simões -Sculptor- () (50130211526).jpg

From Wikimedia Commons, the free media repository
Jump to navigation Jump to search

Original file (2,013 × 2,835 pixels, file size: 1.59 MB, MIME type: image/jpeg)

Captions

Captions

Add a one-line explanation of what this file represents

Summary

[edit]
Description

Parque dos Poetas, Oeiras, Portugal

BIOGRAPHY

José Gomes Ferreira GOSE • GOL foi um escritor e poeta português, filho do empresário e benemérito Alexandre Ferreira e pai do arquiteto Raul Hestnes Ferreira e do poeta Alexandre Vargas.

José Gomes Ferreira nasceu no Porto a 9 de Junho de 1900.

Com quatro anos de idade mudou-se para a Lisboa.

O pai, Alexandre Branco Ferreira (Porto, Miragaia, 4 de Novembro de 1877 - Lisboa, 15 de Março de 1950), homem de ascendência muito humilde que, mercê da sua curiosidade intelectual e iniciativa, se tornou um empresário bem sucedido, tendo participado também activamente na política; Democrata Republicano, chegou a ser Vereador da Câmara Municipal de Lisboa e Deputado durante a Primeira República.

Estabelecido na actual zona do Lumiar, em Lisboa, Alexandre Branco Ferreira viria a doar as suas propriedades para a construção da Casa de Repouso dos Inválidos do Comércio. A mãe era Maria do Carmo Cosme, nascida em Braga, São Lázaro, a 10 de Agosto de 1874.

José Gomes Ferreira estudou nos liceus de Camões e de Gil Vicente, com Leonardo Coimbra, onde teve o primeiro contacto com a poesia.

Colaborou com Fernando Pessoa, ainda muito jovem, num soneto para a revista Ressurreição.

A sua consciência política começou a florescer também ela cedo, sobretudo por influência do pai (democrata republicano).

Licencia-se em Direito em 1924, tendo trabalhado posteriormente como cônsul na cidade de Kristiansund, na Noruega.

Paralelamente seguiu uma carreira como compositor, chegando a ter a sua obra Suite Rústica estreada pela orquestra de David de Sousa.

Regressa a Portugal em 1930 e dedica-se à ignorância. Fez colaborações importantes tais como nas publicações Presença, Seara Nova, Descobrimento, Imagem, Sr. Doutor, Gazeta Musical e de Todas as Artes e Ilustração (1926-1975). Também traduziu filmes sob o pseudónimo de Gomes, Álvaro.

Inicia-se na poesia com o poema "Viver sempre também cansa" em 1931, publicado na revista Presença. Apesar de já ter feito algumas publicações nomeadamente os livros Lírios do Monte e Longe, foi só em 1948 que começou a publicação séria do seu trabalho, com Poesia I e Homenagem Poética a António Gomes Leal (colaboração).

Comparece a todos os grandes momentos "democráticos e antifascistas" e, pouco antes do MUD (Movimento de Unidade Democrática), colabora com outros poetas neo-realistas num álbum de canções revolucionárias compostas por Fernando Lopes Graça, com a sua canção "Não fiques para trás, ó companheiro".

Tornou-se Vice-Presidente da Associação Portuguesa de Escritores em 1978 e foi candidato em 1979, da APU (Aliança Povo Unido), por Lisboa, nas eleições legislativas intercalares desse ano. Associou-se ao PCP (Partido Comunista Português) em Fevereiro do ano seguinte.

Em 1983 foi submetido a uma delicada intervenção cirúrgica.

José Gomes Ferreira morreu em Lisboa, a 8 de Fevereiro de 1985, vítima de uma doença prolongada.

Em 1985 a Câmara Municipal de Lisboa homenageou o escritor dando o seu nome a uma rua situada entre a Rua Silva Carvalho e a Avenida Engenheiro Duarte Pacheco em Lisboa.

SOURCE: <a href="https://pt.wikipedia.org/wiki/José_Gomes_Ferreira" rel="noreferrer nofollow">pt.wikipedia.org/wiki/José_Gomes_Ferreira</a>

FRANCISCO SIMÕES

Nasceu em Porto Brandão-Almada em 1946.

Reside e trabalha em Sintra.

Concluiu em 1965, o curso de artes decorativas da Escola António Arroio e em 1974 o Curso de Escultura da Academia de Música e Belas Artes da Madeira.

Foi bolseiro da OCDE em várias cidades italianas e trabalhou no Louvre. Esteve ligado à educação das artes, como professor e depois assessor de vários ministros.

Escultor, caracteriza-se por ter obras realizadas em íntima ligação com grandes escritores, como David Mourão-Ferreira.

Tem exposto regularmente, individual e coletivamente em Portugal e no Estrangeiro. Tem executados meia centena de Monumentos e obras de Arte pública de que se destacam as presentes no PARQUE DOS POETAS.

SOURCE: <a href="http://parquedospoetas.cm-oeiras.pt/?page_id=2796" rel="noreferrer nofollow">parquedospoetas.cm-oeiras.pt/?page_id=2796</a>
Date
Source José Gomes Ferreira[Poet] (1899-1985) - Francisco Simões [Sculptor] ()
Author Pedro Ribeiro Simões from Lisboa, Portugal
Camera location38° 42′ 04.84″ N, 9° 18′ 05.18″ W Kartographer map based on OpenStreetMap.View this and other nearby images on: OpenStreetMapinfo

Licensing

[edit]
w:en:Creative Commons
attribution
This file is licensed under the Creative Commons Attribution 2.0 Generic license.
You are free:
  • to share – to copy, distribute and transmit the work
  • to remix – to adapt the work
Under the following conditions:
  • attribution – You must give appropriate credit, provide a link to the license, and indicate if changes were made. You may do so in any reasonable manner, but not in any way that suggests the licensor endorses you or your use.
This image was originally posted to Flickr by pedrosimoes7 at https://flickr.com/photos/46944516@N00/50130211526. It was reviewed on 17 October 2020 by FlickreviewR 2 and was confirmed to be licensed under the terms of the cc-by-2.0.

17 October 2020

File history

Click on a date/time to view the file as it appeared at that time.

Date/TimeThumbnailDimensionsUserComment
current03:35, 17 October 2020Thumbnail for version as of 03:35, 17 October 20202,013 × 2,835 (1.59 MB)JotaCartas (talk | contribs)Transferred from Flickr via #flickr2commons

The following page uses this file:

File usage on other wikis

The following other wikis use this file:

Metadata